FESTIVAL DO PEIXE ORNAMENTAL

Posted by Danicorttez On 12:49 PM


A cidade tem uma grande festa cultural, realizada sempre no final do mês de Janeiro, é chamada de Festival do Peixe Ornamental, Em 01 de julho de 1994 é instituído pela Prefeitura Municipal de Barcelos, através do Decreto 005/94, de autoria do Prefeito Valdeci Raposo e Silva o Primeiro Festival do Peixe Ornamental de Barcelos – FESPOB. e homenageia a cultura do município e a vida dos pescadores conhecidos como "piabeiros". Na época da festa, o pescador expõe espécies raras de peixes e os turistas elegem o mais exótico.
A festa costuma atrair milhares de visitantes e apresenta uma programação músical e dançante na sexta feira é a festa do visitante realizada na praia grande em frente a cidade, no sábado o palco do espectáculos é no centro de convenções de Barcelos, chamado carinhosamente de Piabodromo.
é no Piabodromo que ocorre a disputa acirrada das duas agremiações folcloricas de um lado o Azul e vermelho do Peixe Cardinal do outro o Preto e amarelo do acará-disco.

Os ensáios das agremiações mobilizam a população local, simpatizantes e antigos moradores da cidade, que hoje vivem em outras cidades a maioria da capital, retornam a "cidade menina"
termo bastante usado por pessoas que acompanham a anos o festival, cidade menina é trecho de uma musica de um do maiores compositores do festival conhecido como Jorginho do Peixe.
festival já revelou vários nomes da música amazonense destacam-se no cenario músical, Derivaldo Raposo (Tecladista compositor e produtor da maioria das músicas do Cardinal, atulamente é gerente do club Gandaia, Ericson Mendonsa (Cantor e compositor se apresenta também no festivais de Cirandas de Manacapuru e Festa do Peixe Boi em Novo Airão, Antonio Junior (Multiestrumentista e arranjador, atualmente toca numa banda de forró em Manaus) entre outros artistas...


Breve
Entrevista com o presidente do Acará Disco

Breve
Entrevista com o Presidente do Cardinal


De junho ate setembro, acontecem festas juninas e arriás, onde são apresentadas as danças de Xaxado, Cirandas e as quadrilhas. as festa que se destaca é o festejo de Santo Alberto no vilarejo de Cravoeiro "mais conhecido por carvoeiro" e a festa de Nossa Senhora de Aparecida na vila da Floresta muitas pessoas de fé participam destes festejos pagando promessas em agradecimento a graças alcançadas, os vilarejos ficam em media distantes 12hs de barcelos, pode-se ir barcos da prefeitura ou de "voadeiras" botes de aluminio equipados com motores de popa de 40hps "quarentão", mas a maioria das pessoas das comunidades visinhas se deslocam através dos rios em canoas de madeira com 9 metros movidos por motores rabeta de 5.5hps as famosas "rabetinhas, em Setembro começa o verão período em que ocorre a vazante dos rios, e a cidade oferece além da pesca desportiva, as belissimas praias de areia branca e de rara beleza, o point alternativo e o restaurante Panorama oferecem uma vista deslumbrante da Ilha do governador e da Praia Grande.